segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Música e o Comportamento das Sociedades - Justificativas

O que marca a cultura de um país? Sua história? Suas obras artísticas? Linguagens? Um pouco de tudo isso com toda a certeza, esses foram fatores importantíssimos para a construção de identidades em diferentes nações, identidades essas que ajudaram fortemente na coesão de populações, construções de países e unificações de territórios. E a música, onde se encontra nisso tudo? Ela faz parte de diferentes culturas? Influencia a sociedade ou é a sociedade que a influencia?

A música é uma expressão artística que existe desde os primórdios. Inicialmente era uma forma de guardar histórias e conhecimentos em um momento em que não havia a cultura da escrita. As falas cantadas, principalmente na Idade Média na Europa, tinham essa grande importância para a grande maioria que não sabia ler. Em outras nações, ou populações do mundo, existiam as músicas características como as de aldeias de índios no Brasil ou outras diferentes nações. Até certos períodos as músicas tinham fortes características de seu local de origem, divididas e até excluídas de outras culturas.

Com exceção da música erudita ocidental que tinham suas partituras escritas bem guardadas e muitas vezes retocadas, dificilmente as outras culturas – até início do século XX - conseguiam deixar suas melodias e canções arquivadas, a não ser quando passadas por forma oral, para a história, por isso também uma maior dificuldade em haver certa importação de músicas em diferentes culturas. Foi no início do século XX, com as maiores transmissões radiofônicas e gravações em discos que foi ficando mais fácil o arquivamento e alcance maior da música em diferentes locais. Os Estados Unidos conseguiram levar sua cultura para o mundo todo, com maior força a partir da década de 1940 e 1950, mas outras nações conseguiram gravar suas obras e cresceram aos poucos também.

Com os discos de vinil, maiores transmissões radiofônicas, televisão atingindo maiores números da população e principalmente com o advento da internet na vida das pessoas, principalmente em meados dos anos 1990 e 2000, as músicas foram ganhando aspectos mais mundiais; sofreram, em boa parte do mundo, influências diversas não só do seu próprio país ou dos fortes mercados americanos e europeus, foram influências diversas de muitos lugares, o que vêm aumentando a ideia geral da cultura digital, a convergência de linguagens e a transculturalidade cada vez maior. “A música popular de hoje é ao mesmo tempo mundial, eclética e mutável, sem sistema unificador. Nela podemos reconhecer imediatamente alguns traços característicos do universal sem totalidade”, afirma o filósofo francês Pierre Lévy em sua obra ‘Cibercultura’.

Com base nessa clara transformação, de forma geral, que a música vem passando desde suas características isoladas e únicas, até sua universalização e junção de diferentes estilos proporcionada pelas diferentes mídias ao longo da história, pensamos em analisar alguns países bases (Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Países Africanos, França, Japão, Índia, México, Irlanda e Argentina) desde características básicas de suas músicas folclóricas, até as diferentes décadas do século XX e suas ‘transformações’, até os dias atuais e a dificuldade de perceber exatamente de qual cultura faz parte, falando da música pop em geral. No entanto, decidimos nos focar na questão da música no Brasil, compreendendo as diferenças regionais, misturas - entre as regiões no país e entre outros países que influenciam nossa cultura.

Assim, usaremos como ferramenta de acompanhamento este blog, que será atualizado constantemente por cada membro, tendo como atualização vídeos, músicas, textos e considerações – individuais e em grupo – em outros formatos. Para entender como ocorreram as modificações ao longo do tempo, nos basearemos em pesquisas e entrevistas – o que trará tanto uma visão mais geral do assunto, como questões mais subjetivas, tendo em vista a pretensão de compreender como a mudança se deu para as pessoas entrevistadas.

Para iniciar, uma entrevista com Galldino d'O Teatro Mágico, realizada por Rondinely Lima, para o vídeo "Nunca deixe de ouvir com outros olhos"


Nenhum comentário:

Postar um comentário