segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hard/Glam Rock e a quebra dos padrões de vestimenta dos "homens de verdade"

Primeiramente queria pedir desculpas por não estar conseguindo postar na frequência que eu mesmo gostaria, mas a correria com trabalhos e provas acabaram pesando estas semanas aí.
Bom, andei pensando nas aulas que tivemos a respeito das orientações sexuais, das diferenças entre sexo e sexualidade, da pluralidade sexual presente na sociedade contemporânea e decidi fazer um post com um certo enfoque neste tema.
Já vou justificar que ficarei mais centrado no rock/metal, pois é o estilo que possuo mais conhecimento e isto facilitaria em grande parte a postagem.
Para começar a mostrar esta quebra de paradigma, utilizarei um grande clássico: David Bowie. No fim da década de 60 e início da década de 70, Bowie, que já possuía uma aparência um tanto quanto andrógina, adota os cabelos compridos, vestidos e maquiagem, o que gerou diversos tipos de reações, de risadas a uma certa estranheza. É neste período da carreira de Bowie, que a música postada se insere. Podemos perceber visualmente o quanto "fora do padrão" isto era para a época, sendo Bowie uns dos primeiros representantes do estilo considerado glam rock ou glamour rock. Abaixo podemos conferir Ziggy Stardust, uma das músicas mais famosas do artista, que recentemente até foi inserida no game Guitar Hero, em que a experiência de rock star é simulada:

Nesta mesma época, notamos a presença de duas bandas, mais pesadas que o som proposto por David Bowie, mas que também desafiavam a "aparência que um homem deve ter": Twisted Sister e Kiss. Estas bandas, consideradas já como hard rock, ou também chamadas glam metal, foram muito influentes para diversas outras bandas que viriam a fazer bastante sucesso, assim como as duas citadas.
O Twisted Sister, fundada em 1972 em Nova York, utilizava uma maquiagem feminina completamente escrachada. Cabelos compridos (Tradicional das bandas de hard rock), maquiagem pesada, com direito a batons, sombras e afins, botas de salto alto e roupas que a Lady Gaga utiliza em 2011, só que na década de 70. O Kiss, fundado apenas um ano mais tarde, porém na mesma cidade, também compartilhava de toda esta parafernália, porém ainda utilizava de todo um efeito visual em seus shows, com direito a pirotecnia, vômitos de sangue (falso!) realizado pelo baixista Gene Simmons entre outros. Se todo este choque causado por David Bowie já era grande, estas duas bandas deixaram a sociedade ainda mais boquiaberta.
Twisted Sister:

Kiss:

No fim da década de 70 e década de 80, diversas outras bandas foram influenciadas por esta "falta de macheza", a grande maioria delas não era tão over como Kiss e Twisted Sister, mas a maquiagem feminina, os cabelos que lembram poodles, calças apertadas e de couro (que eram alguns número menores do que os que eram para ser), além dos sapatos de salto alto ainda estavam muito presentes e já não se concentravam apenas nos EUA, apesar da grande maioria das bandas ser proveniente deste país.
O Hanoi Rocks, fundada em 1979 na Finlândia, considerado um dos pioneiros do Glam Metal da forma como ele se desenvolveu posteriormente é um exemplo disto. O período em que a banda fez mais sucesso foi justamente na década de 80, auge do estilo, porém em 1985 encerrou as atividades. Em 2002, a banda retorna aos palcos, onde ficaria até 2009, quando terminaria novamente.

O Cinderella, uma das mais famosas do estilo, já faz parte das bandas que começaram na década de 80, junto de Poison, Skid Row entre outros. O Cinderella iniciou-se em 1982, em Filadélfia, EUA, e esta na ativa até os dias de hoje.

O Poison, sempre adepto do gloss e lápis no olho, também, está ativo, mesmo depois de 28 anos de estrada, apesar de diversas idas e vindas de integrantes, que fazem parte de grande parte das bandas que possuem uma kilometragem desta.

Outra banda de grande renome do estilo é o Skid Row, que surgiu em 1986 em New Jersey, EUA, mesmo local onde o Bon Jovi também se formou, sendo o guitarrista do Skid Row, Dave Sabo amigo de Jon Bon Jovi. O Skid Row aproveitou muito pouco a fama desta modalidade do Hard Rock, que seria substituído na mídia em massa pelo grunge de Seattle. Apesar do pouco tempo sob os holofotes da grande mídia, o Skid Row conseguiu emplacar grandes sucessos, como I Remember You, 18 and Life e Youth Gone Wild. A banda encerrou as atividades em 1996, mas retornou em 1999, seguindo até a atualidade. Porém, antes mesmo do término em 1996, a banda começava a se afastar do Hard Rock e das chapinhas e calças coladas, possuindo um som muito distante do que o consagrou.

Aqui foi só uma amostra da enormidade de bandas que podemos encontrar que utilizam este visual meio "mulherzinha", mas que, por mais controverso que isso seja, era utilizado justamente para conseguirem as garotas.
Temos ainda inúmeras bandas, tanto dentro, quanto fora do estilo, que não se prendem aos estereótipos sexuais e de sexualidade, mas que não serão abordadas aqui, por que eu ficaria anos escrevendo este post e vocês lendo hehehe. Qualquer sugestão, envie um comment xD.
Abraços,
Marcus

PS: Quero ver se agora atualizo com mais frequência

2 comentários:

  1. BOWIE SEU LINDO!
    Só queria falar isso, mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sou obrigado a concordar com a Luana, BOWIE, SEU LINDO! hahaha,
    Nossa, quando a professora falou dessa assunto eu pensei muito em falar sobre o Bowie, principalmente pelo seu personagem andrógino - Ziggy Stardust - como vc falou, um pouco mais do glam e também algumas outras bandas como o New York Dolls e tal. Gostei do seu post Marcus. Ah, e vc tá falando que quase nunca posta, só tem post seu ai, ai eu me sinto ainda mais culpado, hahaha. To precisando postar, postarei coisas em breve!

    ResponderExcluir