sábado, 30 de julho de 2011

Uma Música para o fim do Mundo - Post Rock

Para a minha primeira contribuição para este blog (bem atrasada por sinal) gostaria de falar um pouco de um estilo de música não muito conhecido tanto no Brasil quanto no resto do mundo. O Post Rock é um estilo que é difícil de explicar com algumas palavras, já que suas músicas vão de rápidas com grande influencia de músicas eletrônicas, até mais lentas e misturando instrumentos "clássicos" com modernos, trazendo uma riqueza de músicas não encontrada em outros estilos, porém uma coisa que define boa parte de suas músicas é a falta de um vocalista na maioria das bandas, dependendo assim apenas na sonoridade dos instrumentos para expressar o que eles querem dizer. Isto faz com que uma mesma música possa passar emoções e ideias diferentes dependendo de quem a ouve.
Uma das primeiras bandas que foi categorizada como Post-Rock pelo crítico de música inglês Simon Reynolds foi a Bark Psychosis, uma banda inglesa que misturou estilos como jazz, indie rock, minimalista, entre outros. Uma de suas músicas que demonstra bem a mistura de estilos é a “Black Meat”, abaixo segue o vídeo para ouvi-la:


Agora vou falar um pouco de uma das bandas mais influente no gênero e que inspirou o titulo deste post. É a Godspeed You Black Emperor!(GYBE!), uma banda canadense com um forte viés político. Suas músicas criticam fortemente a sociedade America e a globalização em geral, beirando ao anarquismo, utilizando-se de áudio-samples (gravações de pessoas falando, por exemplo) para pintar um quadro de desespero que a sociedade pós-moderna atual se encontra. É uma banda que deve ser ouvida com cuidado e muita atenção, também é necessário um pouco de paciência, já que suas músicas em média duram 20 minutos. Segue abaixo a música que muito bem poderia ser a faixa para o fim do mundo:



Esta música mostra bem sua crítica a sociedade, no primeiro minutos se houve um homem falando sobre uma “máquina” que nos encontramos dentro, e como ela está “morrendo”. Depois ele descreve uma situação de caos e desespero. Segue-se então a música sem mais nenhuma palavra a ser dita, porém sem diminuir sua carga emocional. Ao se ouvir esta música, se tem a impressão de estar olhando para um grande vazio, um mundo sem vida, ou um abismo sem fim, proporcionando emoções que nenhuma outra música já me conseguiu passar.

Espero que tenham gostado desta postagem, espero que ainda consiga posta muitas mais, qualquer crítica ou comentário será bem vindo.

Christian R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário